segunda-feira, 2 de maio de 2011

Movimento Social: Critérios Organizacionais.









PENSANDO UMA ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL PARA O MOVIMENTO SOCIAL

Algumas Estratégias Fundantes dos Movimentos Sociais:

Os movimentos sociais para existirem exercem funções sociais. Essas funções são de cunho diversificado e estão definitivamente articuladas com os paradigmas que norteiam a base estrutural dos movimentos. Nessa intenção, algumas estratégias organizativas devem ser consideradas.

1- Para a organização da Plataforma Política:

• Os paradigmas: estes devem estar fundamentados em recortes teóricos de modo que se tenha sustentação no eixo do saber conceptual para fundamentação da plataforma política.
• Inspiração em práticas políticas: tomar como modelo paradigmático práticas políticas de alguns movimentos sociais do passado, que efetivaram mudanças sociais.
• Uma ação social largamente expandida: em nível de território geográfico de modo que as estratégias de atuação possam ser bem veiculadas.
• Vínculos identificatórios: com temáticas correlatas desenvolvidas por outros movimentos.
• Flexibilidade: para garantia de um desempenho otimizado das ações sociais que deverão ser implementadas com vistas a ter resultados satisfatórios.
• Agendas temáticas de reivindicações: devem ser muito bem definidas e articuladas.
• Uma base econômica estruturada: para a mobilização de recursos.
• Investir em capacitações: individuais e coletivas, sensibilizando para o saber referente as temáticas paradigmáticas do movimento, bem como para deixá-los aptos para as interlocuções com outras identidades.
• Projetos políticos: planejados em curtos e médios prazos que facilitem a expansão do campo de atuação e de representação do movimento.
• Acesso livre ao poder público: poder de articulação com o Estado em suas configurações diversificadas: governos, empresários, instituições financeiras de responsabilidade social, etc.
• Livre trânsito junto ao poder judiciário: Ser reconhecido pelo Ministério Público a partir da sua atuação nos espaços sociais.
• Ótima performance Social e Política: para facilitar as articulações com Representantes de agências de Cooperação e de Fundos Multilaterais para captação de recursos, divulgação e expansão logística de eventos.
• Práticas políticas democratizadas: para o exercício da cidadania ativa no trato das implementações das ações sociais.
• Uma ótima relação midiática: para ganhar espaço público de representação e discussão na imprensa escrita, falada e virtual.
A criação dos paradigmas e a sistematização desses paradigmas são ferramentas de valia inestimável que dão condições para que os movimentos sociais possam fluir e atuar indo em busca das conquistas e efetivação das mesmas, para que se possa vivenciar o que se está barganhando.

2- Para tanto se torna fundamental que no movimento social tenha:

• Coerência: na organização da Plataforma Política do movimento social com os eixos: desenvolvimento institucional, cultural, reivindicatório, político e de formação de atores sociais para representação em outros espaços.
• Liderança: esta deverá ser confiável, responsável, comprometida e identificada com as causas pelas quais luta o movimento social.
• Responsabilidade: uma liderança que tenha um conhecimento básico, significativamente estruturado, das responsabilidades que lhe competem enquanto líder daquele movimento social.
• Visibilidade: investir numa política otimizada de promoção da visibilidade da existência do movimento social, com programa de marketing social bem construídos.
• Identificação: estruturar os princípios formadores do movimento social, no sentido de que em qualquer instância onde o mesmo se faça representar e atuar as falas e condutas não se diferencie da identificação ideológica dos princípios que o regem.
• Base organizacional: não ter base organizacional que o venham a comprometer os princípios existências da Plataforma Política e paradigmática do movimento social.
• Promoção: eventos e barganhar parcerias com a sociedade civil.
• Abertura: estar para fazer articulações com outros movimentos.
• Aceitação: saber aceitar as diversidades sociais e humanas.
• Disponibilidade: para ir à luta e “botar a cara na rua” enfrentando possíveis discordâncias sociais.
• Sabedoria: para reconhecer e usar as potencialidades de indivíduos dentro do Movimento Social, valorizando o saber comum.
• Conhecimento: do que está sendo produzido e divulgado acerca de temas relacionados com os paradigmas do movimento.
• Ter capacidade: para sentar com o Estado e negociar com o gestor público sem perder a capacidade de crítica e muito menos o poder de barganhas.
• Planejamento: ter um Plano Estratégico de ações e metas que possibilitem sempre a estruturação e execução de agendas de atividades.
• Criar Redes: para dar expansão ao movimento em nível nacional, regional, estadual, municipal, sem deixar de considerar as diferenças socioculturais.
• Ter Programas: de fortalecimento das identidades coletivas participantes do movimento.
• Saber crescer: monitorando, avaliando e remodelando o plano de ações estratégicas, para adaptá-lo as novas realidades sociais, culturais e políticas, também as partidárias.
• Saber somar: Criando projetos de sustentabilidade conhecendo as melhores práticas.
• Fortalecimento: ter programas para fortalecer as lideranças atuantes em outros espaços geográficos.
• Nunca esquecer: quais são as questões sociais que deram origem a aquele movimento social, fazendo das mesmas a eterna bandeira de lutas.

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