quinta-feira, 26 de maio de 2011

CANDLELIGTH 2011















CANDLELIGTH – LUZ DE VELAS

O evento se configura numa vigília que simboliza a luta contra o vírus HIV que é o causador da doença de AIDS. Nesse ato simbólico são acesas velas em memória dos que já partiram por morte de AIDS. O Candleligth acontece desde 07 de maio de 1983 quando um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram em função do HIV/AIDS organizou, em Nova Iorque, a primeira vigília em memória das pessoas que haviam falecido com a doença. Esse movimento foi interpretado pelas populações mundiais como um ato significativo e necessário de internacionalizar a dor que é sentida pelos que perdem o seu enti querido por morte com AIDS. Sendo que, essa realidade do morrer com tal doença ainda são mais dolorosas do que alguém pode imaginar, visto que subjacente a essa morte existe uma gama significativa de preconceitos e descriminação até o presente quando já se completou três décadas da Pandemia. De forma que o Candlelight - Luz de Velas – , passou a ser um Ato Simbólico mas que chama as pessoas para olhar de forma mais humana e responsável para a dor dos outros a partir das velas acesas que nesta ocasião sinalizam uma estratégia de vigilância. Desde então, essa vigília acontece em centenas de cidades no mundo.

Dentre tantos outros significados o Candleligth também é uma ferramenta do Movimento Social da AIDS usada para reivindicar dos poderes públicos a execução de políticas públicas da Saúde para prevenção e assistência às pessoas vítimas dessa epidemia, como também de comunicar para a sociedade qual é a situação da epidemia no estado e como a mesma está sendo tratada pelos governantes ao longo nas gestões políticas. Assim, o Candleligth funciona não somente para homenagear os que já se forma, mas também como uma ação estratégica de sensibilizar e mobilizar os governantes, as empresas e as comunidades civis para a necessidade de ampliação das pesquisas; da garantia do acesso aos medicamentos e da assistência integral para os portadores do HIV/AIDS, além da luta pela realização de ações estratégicas que contemplem o enfrentamento da AIDS em suas diversas formas de manifestações: população prevalente nos índices de infecção; terapia Ante Retroviral; Hospitais de referencias para o trato dos efeitos colaterais dessa terapia: a Lipodistrofia assumindo aí o carro chefe da situação; as Casas Abrigos para populações em situação de vulnerabilidade, sem ter moradia fixa; Planos de enfrentamento para a Feminização da epidemia, indo alem desses. De forma que no ato do Candleligth essas questões são trazidas a discussão. Para dar um aspecto de

Neste ano de 2011 o Candlelight trás como tema “Tocando Vidas”, que chama a tenção para questões referentes aos cuidados com a terapia Anti-Retroviral, a qualidade de vida dos pacientes em terapia combinada e as políticas governamentais para enfrentamento da epidemia neste ano de 2011. A iniciativa da ação é da ONG GTP+ - Grupo de Trabalhos em Prevenção Positiva, em parceria com outras instituições parceiras e também o movimento social da AIDS em Pernambuco: Fórum Articulação AIDS.

A programação deste evento constará de uma exposição de fotos, apresentações teatrais sobre o tema, grafitagem e atrações culturais. Por fim serão relacionadas as pessoas que já morreram com a doença da AIDS e as velas serão acesas em homenagem a memória dessas pessoas. A questão que o Candleligth está trazendo esse ano para discussão é a falta de medicamentos Anti-Retrovirais, como o Efavirez, Biovir, Atazanavir, Saquinavir, tenofovir e Maraviroc. Denunciando também as muitas dificuldades encontradas pelos pacientes ao acesso aos leitos nos hospitais de referência quando o caso é fazer o internamento do paciente que está em situação de ser imediatamente internado.

A título de informação, a camisinha é atualmente, o mecanismo mais eficiente para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e também para o planejamento familiar. Apesar disso, a maioria das populações ainda não utiliza o preservativo como uma forma ideal para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, bem como evitar uma gravidez indesejada. De acordo com o boletim epidemiológico AIDS/DST de 2010, os jovens, apesar do alto conhecimento sobre prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, se encontram em um quadro significativo, que remonta para a tendência de crescimento do HIV.

Os números de casos de AIDS no Brasil até o mês de junho de 2010, segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde foi de 592.914, sendo 65,42% entre a população masculina e de 34,58% entre população feminina. E aqui nessa referência não está sendo considerada a faixa etária, as categorias de gênero, a pauperização, nem interiorização. Segundo o Governo de Pernambuco, o número de casos de AIDS até 13 de fevereiro de 2011 são 15.484 casos, sendo 10.233 em homens e 5.251 em mulheres.

O que se faz notório nesse ato do Candleligth é a solidariedade, os vínculos de afetos e ternura que são trocados entre todas as pessoas que estão engajadas nessas lutas de enfrentar a perversidade de um diagnóstico de soropositividade para o vírus HIV/AIDS; por um lado. Por outro também é bastante gratificante a comprovação da solidariedade das outras pessoas que nem sabem exatamente do que está tratando o movimento, mas param nas ruas, recebem os panfletos que são entregues contendo informações sobre e doença, sobre a prevenção as DSTs e as formas de se fazer sexo seguro usando a camisinha.