segunda-feira, 27 de junho de 2011

9º ERONG ARACAJU




Estamos as vèsperas de realizar mais um ERONG. Essa é uma ocasião imperdível, visto que a mesma é bienal, e ten-se muitas coisas para tratar no que a tenge a epidemia da AIDS aqui no Brasil e todos os procedimentos gestados pelo poder público, bem como as atuações do Movimento Social da AIDS, configurado em suas diversas instâncias de atuação e representação, tanto em nível municipal, estadual, regional e nacional, quanto internacional, no controle social feito por ONGs como a UNGASS, O ICW, a UNAIDS, entre outros. Essa iniciativa é significativa por demais,visto que agrega no seu bojo todo um conjunto de temas relevantes referentes aos avanços da epidemia e no trato que se tem dado aqui no país a mesma. Políticas públicas bemr articuladas e planejadas foram instituídas, ao longo do tempo de AIDS aqui. Programas para a Prevenção e a Assistência vem sendo elaborados e realizados, sempre buscando contemplar as populações, em suas diversas diferenças: crianças, adolescentes e jovens, mulheres, mulheres gestantes em pré-natal, homens que fazem sexo com homens e outros grupos de orientação sexual diferente; e ainda as diversas formas do HIV se manifestar no corpo das pessoas. Todo esse conjunto de fatores vem fazendo com que, ao longo desses tempos de AIDS, a Sociedade Civil se organize cada vez mais e ocupe o seu espaço político realizando suas estratégias para estar acompanhando no campo da saúde e da expressão máxima da epidemia; para ajudar os gestores nas suas programações de forma que as mesma sejam acertivas para a realização de ações políticas que sejam bem suatentadas e se efetivem dando os resultados tão almejados para a melhoria da qualidade e condições de vida das populações HIV Positivas. Mas, o que é mesmo o ERONG? Vamos ver:
O ERONG é um Encontro Regional do Movimento Social da AIDS e de Organizações Não Governamentais – ONGs – que se articulam e atuam junto ao poder público na busca de políticas públicas consistentes que se efetivem para atendimento das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Os objetivos desse movimento são vários, dentre eles estão os de fazer controle social, monitorar e avaliar as políticas públicas da saúde gestadas para atender as necessidades das pessoas vivendo com vírus HIV ou doentes com AIDS. Essas políticas dizem respeito especialmente a duas instâncias referentes à epidemia da AIDS, que é a PREVENÇÃO E A SSISTÊNCIA. No que tange a assistência é pontuada essencialmente a Terapia Anti Retroviral, que consta da combinação de medicamentos para as pessoas que se encontram diagnosticadas positivamente para o vírus HIV/AIDS; a disponibilização de Hospitais de Referências onde as pessoas poderão ser recebidas para tratamentos; os Programas Governamentais, que atendam as especificidades das manifestações do HIV/AIDS, que é decorrente dos tipos de manifestações patogênicas; as populações mais alcançadas: por faixa etária, por sexo, por idade, por localidades e condições socioeconômicas, indo além dessas. Quanto à prevenção, são pontuados essencialmente os cuidados para evitar os contágios, a realização de campanhas consistentes para a prevenção, nas quais se orienta o uso da camisinha (masculina e feminina) como medida profilática para que se evite o contágio com o HIV, visto que é na relação sexual que o mesmo ocorre; os locais de referência pública onde as pessoas deverão ir fazer os testes para verificação da sorologia; a distribuição de camisinhas. O ERONG é realizado bi anualmente, nas cinco regiões brasileiras, e os temas discutidos versam sobre a epidemia e os seus correlatos. Nesse encontro, após mesas de discussões, palestras, debates, grupos de trabalho e plenárias, são formuladas as proposições que serão levadas para o ENONG (Encontro Nacional das ONGs AIDS), onde são rediscutidas, votadas e encaminhadas ao Programa Nacional, visto que serão incorporadas nas novas políticas públicas que serão gestadas. O ERONG, assim como o ENONG, são as ferramentas por excelência do Movimento social da AIDS, aqui no Brasil, que juntamente com outros movimentos e grupos da sociedade civil: movimento feminista, Direitos Humanos, e outros mais, juntam suas forças no enfrentamento da luta contra a AIDS no País, não ficando apenas aqui, mas se internacionalizando com outros movimentos, como a UNGASS e o ICW.
Como vocês podem observar na imagem do Folder abaixo, esse ERONG será realizado em Aracaju/Sergipe, nos dias 12 a 15/07/2011.
Do nosso Estado participarão representações formadas pelas ONGs e os Ativistas que compõem o Movimento Social Articulação AIDS de Pernambuco.
Na intensão de deixar você bem informa do vem a ser o ERONG, observe a grade da programação.







Em resumo, o ERONG é um espaço de lutas do Movimento Social de AIDS no Brasil, onde as representações coletivas se agregam para construir articulações políticas buscando soluções que mitiguem os efeitos perversas das manifestações da epidemia da AIDS.
_____________________________________________________
Miriam Fialho/Recife/ Ativista da Articulação AIDS PE
Consultora e Pesquisadora da Questão AIDS