quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dissertação...

Este é o Resumo da nossa Dissertação do Mestrado:

QUANDO NEGATIVO É MELHOR QUE POSITHIVO - um estudo sociológico das experiências identitárias de pessoas vivendo com HIV/AIDS em Recife


Miriam Fialho da Silva.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia,
como requisito para obtenção do grau de Mestre,
sob a orientação do professor Dr. Paulo Henrique Martins.


Este trabalho tem como objetivo investigar a redefinição da identidade de um grupo de portadores do HIV/AIDS. A pergunta que o originou foi: qual o sentido da vida para alguém que se decobre infectado pelo vírus da Aids? As hipóteses que orientaram a pesquisa foram as seguintes: a condição de portador do HIV/Aids desencadeia um processo de redefinição da identidade; a condição de gênero influi na redefinição da identidade; o portador sofre estigma e exclusão na relação médico/paciente.

O recurso metodológico da pesquisa foi o método qualitativo. A coleta de dados constou de dois momentos. No primeiro fizemos consultas em fontes documentais do Ministério da Saúde; publicações periódicas; e bibliografias especializadas sobre o assunto. No segundo momento, utilizamos a técnica de entrevistas gravadas com o recurso técnico de um Questionário de perguntas abertas. A pesquisa foi feita com doze portadores em duas ONG's/Aids na cidade do Recife.

As conclusões do estudo demonstram que as identidades dos portadores do HIV/Aids são redefinidas numa dimensão simbólica e imaginária em funçao de um ideal do eu, através de negociações ou barganhas, entre os portadores e o HIV. E que o uso do coquetel (medicamentos combinados), o tratamento psicológico, a esperança de uma vacina que traga a cura, simbolizam estratégias de sobrevivência para um tempo maior de vida e distanciamento da morte iminente.