segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A QUEM HONRA, HONRA





A quem Honra, Honra
(Ethel Araujo Fialho)
Esta postagem aqui no meu blog é uma homenagem que estou fazendo a minha querida sobrinha Ethel Araujo Fialho, por sua formatura em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - na turma "O AMOR É O QUE NOS FAZ APRENDER A ARTE E FORA DELE NENHUM MÉDICO NASCERÁ" do 2º semestre deste ano.

Aqui eu Parabenizo a você minha querida sobrinha,por todo o seu esforço, sua coragem, sua disposição de desbravar os mundos do saber acadêmico da Ciência da Medicina, se dispondo a conhecer e vivenciar o mundo inusitado do exercício da prática médica, da relação MédicoXPaciente, de se expor as interações sociais e humanas, com os seu colegas de turma, com os seus professores, e os pacientes que lhe foram confiados por seus professores, orientadores nas primeiras experiências nos hospitais e consultórios, quebrando paradigmas, se confrontando com as suas limitações, desvendando os universos simbólicos e imaginários do mundo da SaúdeXDoença, da vida nos quartos dos hospitais, na relação entre os outros profissionais da saúde, como os enfermeiros, e de desejar ardentemente alcançar o tôpo do saber médico, com segurança, determinação e muita competência.
Agora, vocè já está formada, já é médica, e assim, alcançou o intento desejado desde o início do seu curso, e está disponível para continuar na jornada que só terminará quando você resolver aposentar as ferramentas usadas na realização da sua profissão, que ao meu ver irá demorar muito. Até porque, você é ainda muito jovem para já estar começando uma profissão tão dificil e recheiada de contratempos e responsabilidades, como essa que você abraçou: ser médica.
Ao longo do desenvolver dos seus períodos letivos, sempre que pude eu procurei me fazer presente, e a minha curiosidade em ver, em constatar seus avanços e suas investidas nesse universo do saber médico foram aos poucos sendo realizadas, sempre curtindo cada fase, cada experiência que ia adquirindo. Até chegar agora, nessa fase final, que é a primeira das outras tantas que deverão vir, que são todas as especializações necessárias para corroborar defenitivamente sua formação acadêmica: a residência médica, e outras especializações que a deixarão cada vez mais gabaritada para atender os seus pacientes.
Quero que saiba que eu não tenho nenhuma dúvida de que você será uma profissional exemplar, que a sua ação junto aos pacientes que lhe vierem para atendimento médico, será sempre bem sensivel, repleta de amor e cuidados, enquanto pessoa que milita também no cuidado espiritual, com muita fé e certeza do amor de Deus por cada um dos Seus filhos aqui nesse mundo.
Assim, minha querida, deixo registrado nesse blog, para que todos os que passarem por aqui possam conhecer um pouquinho da sua história, do quanto essa sua vitória na vida profissional deixa a mim e a todos os nossos familiares: Mãe e Pai, irmão, avós,tias e tios, até mesmo 'In Memorian' dos que já partiram e não tiveram tempo de também lhe homenagear por essa maravilhosa ocasião, felizes e gratos ao nosso Deus pelo seu desempenho e sucesso alcançados.
Parabéns querida Ethel, que Deus seja seu guia por excelência e que em todos os anos da sua existência você tenha sempre muito presente em sua vida que JESUS CRISTO será seu guia, ajudador e cuidará eternamente de você como SENHOR da sua vida, para honra e Glória do Deus Pai por todos os caminhos que você for percocrrer na sua jornada de médica!
Deixo aqui para sua reflexão esse verscículo:"...Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela me dirá: O SENHOR é o meu Deus!"
(Zacarias 13:9c)
Deus a abençoe!
Sua tia Miriam Fialho





Página do Convite de Formatura da Ethel.


1- “Nem olhos viram,
Nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós: um futuro certo, cheio de esperança e paz, muita paz! Quero viver Teus sonhos, Teus planos, tudo o que por mim conquistaste na cruz, a Tua vontade é o meu prazer! Sem Ti nada posso, opera em mim o Teu poder, vê o fruto do Teu penoso trabalho. Alegra-Te sobre mim! É tão bom sonhar Teus sonhos, é tão bom viver Teus planos e conhecer a graça de pertencer a Ti, Deus fiel! É tão bom fechar meus olhos e contemplar com minha fé todas as Tuas palavras, Tuas promessas pra mim, Deus fiel! - Trecho da canção Deus Fiel (Ministério Diante do Trono).”

Jesus Cristo é o Senhor. Ele nos ama tanto, que respeita nossas escolhas, nosso momento. A nada Ele nos obriga, mas deseja relacionar-se conosco e que desejemos o mesmo. Foi assim que Ele me cativou, gentilmente, revelando quem Ele é, o que fez por mim e para quê tinha me criado: para uma vida plena, cheia de Seus propósitos. Mostraram-me tudo especialmente através das Sagradas Escrituras, mas, quando? Em 2006, o mesmo ano em que entrei na faculdade, foi também o início de minha nova vida. Glória a Deus por ter me amado e escolhido primeiro, por ter pago o mais alto preço por mim (e por você!), por permitir novas experiências e me ensinar através delas! Não, não errei o texto, sei que estou na entrada do meu convite de formatura, ela que é mais uma razão de louvor ao Criador. Estou muito contente por concluir essa fase árdua, um sonho realizado. Tenho aprendido a lidar com situações que turvam a integridade e dignidade humanas, a tirar de cena a sujeira, os odores, as circunstâncias, alguns sentimentos e preconceitos e ver uma vida, uma pessoa que precisa de ajuda para agarrar o fio de vida que lhe resta, um ser tão importante, digno e único como eu mesma, que merece ser simplesmente amado. Tenho tido a honra de crescer servindo, como um instrumento para resgatar alguns de empecilhos que os impedem de ver quem realmente são, em nome do mesmo amor que me alcançou. É com a ajuda de muitos amados que cheguei até aqui, para iniciar uma nova e desafiadora etapa profissional, para a qual venho diligentemente me preparando. Estou cheia de idéias para pôr em prática, novos sonhos de prosseguir cuidando de vidas, tanto quanto tenho sido bem cuidada por Deus e por tantas pessoas benditas! No entanto, mais emocionante e gratificante do que tudo o que passei e que está por vir, é perceber a fidelidade do meu Deus me fortalecendo e abençoando em cada instante, nas pequenas e grandes coisas. Desde o início dessa jornada, Ele me fez ver que nenhum dos meus receios ou dúvidas podem se comparar à Sua grandeza, verdade e justiça. Tudo o que tem me concedido se deve a Sua maravilhosa e eterna graça. Junte-se a mim para festejarmos mais este presente de Deus em minha vida!
“[Disse Jesus:] Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15.5
A Deus seja a glória."
(Texto escrito por Ethel Araujo Fialho)

2- HOJE É O TEMPO
Queridos colegas, familiares e amigos, há uma canção que diz: “Hoje é um tempo de festa, hoje é um tempo de louvor pra celebrar aquele que primeiro nos amou”. Esse é o tempo de lembrarmos-nos do Criador por tudo o que vivemos. No início dessa jornada éramos só expectativa. Em meio à alegria e disposição nos perguntávamos: “Estes seis anos valerão à pena?”, “Esta profissão vale tanto quanto dizem?”, “Irei me sair bem na universidade?”. Nos momentos de dificuldade e abdicação éramos tomados por dúvidas. Quantos não se perguntaram: “Por que justo eu inventei de ser médico?” Alunos de qualquer outro curso pareciam ser mais sensatos. Mas os medos e inquietações se dissolveram. O que parecia vago, hoje é claro. Somos alvo do amor e propósito de Deus. No capítulo 4 da primeira carta de João lemos que “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor”. Deus tem cumprido suas promessas e planos para cada um de nós. O Senhor nos concedeu a honra, privilégio e coragem de ajudar as pessoas todos os dias, abençoá-las com respostas, carinho e atenção. Confortá-las quando lhes falta esperança. Nada é vão no Senhor. Ele nos deu um ofício digno, que nos trará satisfação e um legado, se o praticarmos com humildade, com integridade e paixão. Neste dia especial, neste momento de tanta alegria, tudo o que queremos é nos espelhar naquele que vive e reina, Jesus Cristo, o autor da vida e o melhor médico que existe. Queremos render a Ele toda glória, honra e louvor. Queremos expressar toda a nossa gratidão e confiança nele, porque até aqui nos ajudou e, sem Ele, nada podemos fazer. Desejo nesta noite que todos os corações estejam completamente abertos ao Senhor Jesus. Somente assim poderemos perceber quão belo e grande é o amor de Deus por nós e termos a certeza de Sua direção nos próximos desafios que nos aguardam. Amém.
Referências Bíblicas:
I João 4.18-19 / I Coríntios 15.58 / I Samuel 7.12 / João 15.5

(Texto escrito e apresentado no Culto Ecumênico em Ações de Graça
por Ethel Araujo Fialho)

3- Aos Pacientes
Pacientemente esperou o transporte, o momento, a condição
Numa fila gigante da fria madrugada conquistou a marcação
E somente um mês após a primavera e o verão
Chegou o esperado dia da consulta, que emoção!
A ansiedade já deu lugar à resignação
O chá do mato forte abrandou a inchação
Depois de muita espera no meio do povão
Era, enfim, chegada a derradeira data da solução;
Cada gota de suor valeu à pena, cada tostão
Porque não apenas um, mas doutores de montão
Queriam tudo ouvir e prestavam muita atenção
Apesar daquela lágrima que correu na contramão;
Falou a seu modo da sua situação
Além de subsídio para o aprendizado, nos deu a perfeita e indispensável noção
De que muito além da ciência e medicação
Merece todo o nosso interesse e dedicação;
Paciente, perdoa-nos se usamos do teu corpo, do teu adoecer
Do teu sofrer, padecer e até mesmo morrer
Algumas vezes sem nos lembrar de agradecer
De nos apresentar ou pedir teu conceder;
Recebe então nosso carinho, sorriso e aperto de mão
Teus são nossos ouvidos, conselhos e compreensão
Tanto nos ensinaste com o teu simples viver
Sendo razão e alegria de nosso proceder;
Como um espelho, nos mostra nosso próprio ser
Nos faz perpetuar esta filosofia do cuidado e crescer
Nos leva a amar, zelar e conhecer
O privilégio de te sentir, ouvir, percutir, ver;
Paciente, obrigado por nesses seis anos te assistir
E agora, enfim, profissionalmente te servir
Retribuímos todo o teu esforço, paciência e doação
Com nosso constante zelo, respeito e gratidão.

(ETHEL ARAUJO FIALHO)
(Texto publicado no Convita de Formatura - Homenagem)
____________________________
Consideraçoes:
Os textos postados acima, inclusive a poesia 'Ao Paciente', são produção da nossa qeurida Ethel. Enquanto formanda ela foi participante ativa na elaboração das atividades da formatura. No texto 1, ela faz uma reflexão sobre Jesus Cristo e a presença deste na sua vida em todo o período em que esteve estudando; o texto 2 é uma reflexão feita por ela no Culto Ecumênico de Ação de Graças; e o 3 é uma espécie de Tributo que ela faz ao paciente, enaltecendo o papel desse enquanto alguém que coloborou com ela e seus colegas de curso, quando eles confiando neles se deixaram cuidar e até certo ponto serem estudado por eles em suas patologias, quando começaram a fazer os estágios nos hospitais e ambulatórios.
Ethel é uma pessoa de uma sensibilidade aguçada, e é também uma cristã autêntica que tem a sua vida pautada nos princípios evangélicos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ela mesma, como está na Bíblia.
Para mim, enquanto tia dessa moça especial e tão dedicada aos estudos, comprometida defenitivamente com a profissão que abraçou, cheia de sonhos e planos é uma alegria sem limites, é indizível e postar essa homenagem para ela aqui me faz muito bem! Poder estar compartilhando desses momentos tão especiais da sua vida querida Ethel me fez muito feliz, me deixou plenamente ciente de que não foi em vão todos os investimentos feitos por sua mãe, seu pai, seu irmão para ajudá-la a alcançar esse degrau tão alto e significativo dando com isso in[icio a sua vida profissional. Então, aqui eu a parabenizo por ter chegado onde já chegou, e realizar os seus objetivos iniciais para uma jornada que por certo será muito longa como, sonhos e própositos de se tornar uma Médica a serviço dos pacientes que a vida irá colocar a sua frente.
Abraço muito carinhoso da sua tia,
Miriam Fialho