segunda-feira, 7 de outubro de 2013

I FÓRUM METROPOLITANO DE DIÁLOGOS-PERNAMBUCO: Os Efeitos Colaterais da Terapia Anti-Retroviral





RELEASE


O I Fórum Metropolitano de Diálogos: os efeitos Colaterais da Terapia Antirretroviral para o HIV e a AIDS foi uma iniciativa do Grupo ASQV que desejoso de dialogar com a Gestão Pública da saúde, em nível Municipal, Estadual e Nacional, também com as multidisciplinaridades: Médicos,  enfermeiros, psicólogos, socióloga, educador físico, nutricionistas, representantes de Laboratórios dos Fármacos, assistentes Sociais, e as pessoas em vivendo e convivendo com o HIV e a AIDS em tratamento com a TARV, acerca das diferentes manifestações de Patologias Clínicas sendo essas decorrentes do uso das combinações dos medicamentos que compõem a Terapia Antirretroviral para o HIV e AIDS, enfocando as políticas de prevenção e assistência no que concerne aos Cuidados e Qualidade de Vida para mitigar os efeitos colaterais dos medicamentos, e também reunir as Multidisciplinaridades, Intersetorialidades e Intersubjetividades para fazer frente ao que vem ocorrendo ao longo dessas duas décadas da epidemia e ao mesmo tempo criar ações de novas prevenções e assistências, por um lado, e por outro criar Marco regulatório para ampliar os atendimentos do SUS, de forma que outro recorte da assistência a saúde seja veiculados.  
Esse I Fórum Metropolitano de Diálogo..., aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro de 2013 no Auditório do SINTEPE (Sindicato dos Profissionais em Educação de Pernambuco). Sendo o mesmo uma iniciativa de vanguarda nacional dentro dessa perspectiva de discutir os efeitos colaterais da medicação, e, portanto, ser propositivo no sentido de que gerou encaminhamentos que se executem Ações Estratégicas nos serviços da saúde pública de enfrentamento do HIV e da AIDS, tanto no que tange a construir as ações de enfrentamento viabilizadoras de uma nova forma de assistência de cuidados para a qualidade de vida que mitiguem os efeitos colaterais da TARV causadores da reificação de patologias já existentes e que com seu ressurgimento geram mudanças efetivas na vida das pessoas em uso dessas TARV muitas vezes incidindo até em óbito. Por outro lado também foi de suma significação discutir a coinfecção pela Tuberculose nas pessoas já com o HIV e também as políticas de prevenção, a partir dos tester rápidos, sendo essa uma ferramenta que está sendo veiculado pelo MS (Ministério da Saúde), em que a pessoa irá fazer a sua testagem rápida sozinha e arcará com o patrimônio emocional de se descobrir HIV positiva e gerir disposição, coragem para procurar a Vigilância Epidemiológica para confirmação dessa testagem. Viu-se que é o serviço da saúde querendo a todo custo passar para o cidadão a inteira responsabilidade em cuidar da sua proteção de saúde. Uma estratégia que foi de grande valia nesse I Fórum, foi sentar com os Laboratórios: Farmanguinho/Fio Cruz (Rio de Janeiro) e o LAFEPE (Pernambuco), para uma disucssão, basnte reveladora e proveitosa, sobre o Princípio Ativo dos Fáramacos, as Combinações do Princípio Ativo se pensando a possibilidade de rever essas combinações para uma redução da grande carga dos efeitos colaterais e do surgimento das outras patologias em decorrência do uso das combinações. Ressignificar a qualidade de vida nos diversos aspectos do viver humano, terminou por ser um dos grandes alvos desse I Fórum... Discutir com a nutrição, psicologia, a enfermagem, o serviço social, diversas áreas clínicas, tias como: neurologia, urologia, pneumologia, cirurgia plástica dentre outras, resultou na confirmação da necessidade de que fosse realmente criado o "Fórum Permanente de Diálogos sobre a TARV em Pernambuco, a fim de que as discussões e proposições levantadas nos diálogos nas mesas sejam aprofundadas e a partir delas novas propostas para tratamentos, prevenção e assistência seja encaminhadas como resolução das vulnerabilidades que a TARV vem causando nas pessoas.
    
Abaixo está a Programação e então vocês poderão ver qual foi todo o Conteúdo Discursivo tratado nesse I Fórum..., e assim poderão fazer mais ou menos uma ideia do veio a ser esse evento para o movimento AIDS aqui em Pernambuco. 


PROGRAMAÇÃO:
11 DE SETEMBRO DE 2013 – MANHÃ

7h45 às 8H45 – CREDENCIAMENTO – ABERTURA – FORMAÇÃO DA PRIMEIRA MESA:

9h00 às 10h45 -  1ª- MESA – O QUE REALMENTE NOS INQUIETA NA TARV: ABRINDO O DIÁLOGO - MANHÃ:
A Terapia de Medicamentos Combinados: O Coquetel que controla o HIV provoca dolorosos efeitos colaterais. 
a)       Dialogando sobre A Eficiência Terapêutica da TARV: Disponibilização dos Medicamentos Combinados da TARV – Senhor Alexandre Magno: Psicanalista e Ativista Independente da Articulação AIDS Pernambuco.
b)       Dialogando sobre Expectativas de Uma Assistência que Gere Qualidade de Vida às Pessoas em TARV – Evandro Almeida - Professor em Educação Popular e Redutor de Danos da Organização Minha Nova Esperança
c)       Dialogando sobre As Manifestações Corpóreas das Patologias Decorrentes da TARV: São Muitas Novidades que requerem outros olhares – Educador Social Fábio Correia – Ativista Independente da Articulação AIDS Pernambuco. 
d)       Debatedor: José Candido – Coordenador da RNP+ - Ponto Focal Pernambuco                   
e)       Plenária: Participantes inscritos.

10h45 às12h30 - 2ª A MESA DA GESTÃO PÚBLICA DA SAÚDE – MANHÃ:
O Programa de Assistência: Cuidados e Qualidade de Vida às Pessoas em TARV – Nacional; Estadual; Municipal.
a)       Dialogando com o Gestor Acioli Neto - Coordenador de Direitos Humanos, Riscos e Vulnerabilidades do Dpto. Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da
Saúde: Programa de Assistência: Cuidados e Qualidade de Vida as pessoa para enfrentamento dos Efeitos Colaterais da TARV.
b)       Dialogando com o Gestor da DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde do Estado de Pernambuco: Dr. François Figueiroa: A Assistência às Pessoas em TARV: Cuidados e Qualidade de Vida para enfrentamento dos Efeitos Colaterais.
c)       Dialogando com a Gestão do Programa da Secretaria da Saúde de DST/AIDS, Hepatites Virais do Município do Recife, Ewerton Pedrosa – Chefia de Divisão de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde do Recife: A Assistência: Cuidados e Qualidade de Vida para enfrentamento dos Efeitos Colaterais da TARV.
d)       Debatedor: Alexandre Magno Lins – Psicanalista e Ativista Independente da Articulação AIDS Pernambuco
e)       Plenária: Participantes Inscritos.

12h30 às 13h45 – ALMOÇO

14h00 as 15h45 -  3ª- MESAS – SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA - TARDE:

a)       Dialogando com a Nutrição: Alimentação Saudável para Garantir Saúde e Qualidade de Vida das pessoas em TARV: Maiores Cuidados Nutricionais para Mais Saúde e bem estar.
b)       Dialogando com a Educação Física: Educador e Professor: José Antônio Maciel (Fisio
               Terapeuta: Corpos e Adoecidos, Sofridos - Como Cuidar e Tratar dos Efeitos Colaterais da
              Terapia Antirretroviral
c)       Dialogando com a Psicologia Clínica: Psicóloga Clínica, especializada em Sexualidade Humana: Maria Lúcia Soares (BemFam/PE) A Assistência Psicológica adequada às pessoas em uso da TAR –as manifestações dos Efeitos Colaterais nas Instâncias psíquicas e Sociais considerando o diferencial entre homens e mulheres.
d)       Debatedor: Psicólogo Clínico e Professor: Glaudstony Lima (Organização Gestos)
e)       Plenária: Participantes Inscritos.

15h45 às 16h00 - LANCHE

16h00 às 17h454ª- MESA – AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM TARV - TARDE
Os Efeitos Colaterais da Terapia Antirretroviral e Suas Manifestações no Organismo Feminino: Como é ser Mulher e Viver essa Experiência?
a)       Dialogando com Josefa Conceição – Educadora Social e Ativista Independente.
b)       Dialogando com Nance Ferreira – Coordenadora da Missão AMÓS
c)       Dialogando com Maria Bernadete Vieira da Silva – Movimento das Cidadãs Positivas - MCP.
d)       Dialogando com Andrelina Lopes - Representante do Movimento das Cidadãs Positivas Pernambuco - MCP
e)       Plenária: Participantes Inscritos.

18h00ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA - AGRADECIMENTOS


PROGRAMAÇÃO – 2º DIA – 12/09/ 2013 – MANHÃ

8h30 – ABERTURA – BOAS VINDAS

9h00 às 10h455ª- MESA – AS ESPECIALIDADES MÉDICAS – MANHÃ:
a)       Dialogando com a Neurologia: Dr. Alexandre Januário Medeiros: As Patologias do Sistema Neurológicos decorrentes das Combinações Medicamentosas no uso da TARV.
b)       Dialogando com Enfermagem: Enfermeira Adriana Paula - Chefe Ambulatorial do Hospital Coréia Picanço: O Atendimento Ambulatorial para as Pessoas Vivendo com HIV sofrendo os Efeitos Colaterais da TARV: qual a Contribuição dada no Atendimento que é feito.
c)       Debatedora: Josefa Conceição.
d)       Plenária: Participantes Inscritos.

10h45 às 12h30 - 6ª-MESA – AS OUTRAS ESPECIALIDADES MÉDICAS - MANHÃ
a)       Dialogando com a Cirurgia Plástica: Dr. Marco Kitamura. (Cirurgião Plástico do Hospital IMIP) As Cirurgias Corretivas das Mudanças Corpóreas Resultantes dos Efeitos Colaterais das Combinações Medicamentosas da TARV, e as Formas de Tratá-las melhorando a qualidade de vida.
b)      Dialogando com o Serviço Social: Waneyda Guedes Frasão Graduada em Serviço Social pela UNICAP, e Pós-Graduada em Saúde Pública pela UNICAP.FCAP, Trabalha no Hospital Correia Picanço.
O Serviço Social Hospitalar: Uma profissão de atenção para o cuidado e a qualidade de vida das pessoas em TARV.
c)      Debatedor: Jerônimo Duarte (RNP+ Núcleo Pernambuco).
d)       Plenária: Participantes Inscritos.

12h      30 às 14h00 – ALMOÇO

14h00 às 15h457ª MESA –DIALOGANDO SOBRE OS FÁRMACOS - TARDE
         O Princípio Ativo da TARV e Os seus Efeitos Colaterais: Repensando as combinações.
a)       Dialogando com o LAFEPE: Flavia Patrícia M. Medeiros - COP&D/LAFEPE
b)       Dialogando com a Farmanguinho/Fio Cruz: Janaína Pina CarvalhoFarmacêutica Industrial – Membro da Fármacovigilância/ PGQ (Coordenação de Gestão da Qualidade).
c)       Debatedor: Roberto José (Doutorando em Serviço Social pela UFPE e Ativista Independente da Articulação AIDS PE).
d)       Plenária: Participantes Inscritos.

15h45 às 16h45 - 8ª MESA – OUTRAS ESPECIALIDADES MÉDICAS – TARDE
a)       Dialogando com a Urologia, Dr. Thomé Pinheiro (Médico Urologista do Hospital Correia Picanço) - As Manifestações Urológicas dos Efeitos Colaterais da TARV a partir da Combinação dos Medicamentos: incontinência urinária, retenção urinária, Próstata e Câncer de Próstata, entre outros: Como identificar os sintomas, como tratar?
b)       Dialogando com a Pneumologia, Dra. Magda Maruza (Pneumologista e Infectologista do Hospital Correia Picanço) A Coinfecção da Tuberculose: o que realmente vem a ser isso na vida das Pessoas em TARV?
c)       Debatedor: Evandro Almeida.
d)       Plenária: Participantes Inscritos.

16h45 às 17h45 - 9ª MESA – LANÇAMENTO DO FÓRUM PERRMANENTE DE DIÁLOGOS EM TARV DE PERNAMBUCO: Coordenador da  ASQV: Wilson Mota Jr e Gerente de Produção: Miriam Fialho.
·         Avaliação/ entrega dos certificados:
·         Agradecimentos
·         Comilanças.


________________________________________________________________
Endereço: AV. Saldanha Marinho, BL 86-B, Apartamento 401 – IPSEP – CEP 51190-660 – Recife/PE Brasil
Telefones: 81 3471-6107/ 81 8852-8383/ 81 9908-8557
Site: http://www.asqv.org.br