sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CARTA PÚBLICA



Carta ...

Após décadas de lutas e enfrentamento da AIDS no mundo, a sociedade tem estado mais atenta e consciente sobre o impacto desta epidemia. Os novos tratamentos proporcionam melhores condições de vida e muitas esperanças para os que vivem com HIV/AIDS. Mas a AIDS continua se alastrando e o preconceito, a exclusão e a violação aos direitos destas pessoas também.
Neste cenário de ameaças às garantias aos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, a Articulação Aids em Pernambuco se sente na obrigação de levar ao conhecimento dos meios de comunicação e a sociedade a situação gravíssima que a política de AIDS se encontra em Pernambuco. No entendimento de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, conforme definido na Constituição Federal de 1988.
Dessa forma, a Articulação Aids em Pernambuco, tem constatado de maneira perplexa a situação dos serviços em Pernambuco. Podemos ilustrar esse contexto com a situação do CTA do Recife, que, alegando falta de recursos humanos, têm apresentado graves falhas no atendimento a quem o procura. Neste serviço, o número de testes disponibilizados é insuficiente (são realizados quinze testes por dia), sobremaneira na capital do estado que apresenta o maior número de casos do Nordeste. O CTA também apresenta deficiências para o teste VDRL, para sífilis, outras IST para a qual Pernambuco apresenta índices graves e preocupantes. Temos cotidianamente enfrentado a falta de medicação antirretroviral, e para as doenças oportunistas nas unidades e hospitais de referência no Estado. Além disso, nos últimos meses vivemos a inusitada situação de distribuição de medicamentos vencidos, numa flagrante violação de direitos humanos. Nos indigna também, o racionamento e muitas vezes a falta de leite para as crianças filhas de mulheres com a sorologia positiva para o HIV, quando esse direito está garantido por lei, no entanto não tem sido respeitado. Em todo o Estado, as pessoas que necessitam dos exames de CD-4 e Carga Viral enfrentam dificuldades para realizá-los e essa situação se agrava ainda mais no interior do Estado. A assistência às pessoas vivendo com HIV expõe sua deficiência também quando da ausência de leitos para internamento e de especialidades médicas como cardiologistas, proctologistas, ginecologistas, neurologistas, odontologistas, entre outros, tão necessários para o acompanhamento da saúde das pessoas que vivem com HIV e AIDS.  Diante do acima exposto e num cenário nacional de desmonte do Sistema único de Saúde (SUS), quando da aprovação da PEC 241 – 55 (Câmara dos Deputados e Senado) que agravará toda essa situação a partir do congelamento dos investimentos em saúde e educação, Apesar dos constantes diálogos, o governo de Pernambuco não nos dá uma resposta às questões acima colocadas. 

Bibliografia:
Carta feita para ser entregue em Ato Público da
Articulação AIDS PE

  



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário