segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COISAS DE PERNAMBUCO



E


O brasão de Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, em 1895.
• O leão representa a bravura do povo pernambucano;
• os ramos de algodão e de cana-de-açúcar simbolizam nossas riquezas;
• o sol é a luz cintilante do equador;
• as estrelas são os municípios.
Ainda estão no brasão o mar e o farol de Olinda.
Na faixa, aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (guerra dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e 1889 (Proclamação da República).

História de Pernambuco – Suas Lutas e Conquistas:

O Estado de Pernambuco tem um formato aproximadamente retangular, com uma altura de pouco mais de 100 km de norte a sul e uma largura de aproximadamente 700 km de leste a oeste. Pernambuco faz divisa com Alagoas e Bahia ao sul, Piauí ao oeste, Ceará e Paraíba ao Norte.
A capital e principal cidade é Recife, situada à beira do Atlântico. Outras cidades importantes são Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista (todas situadas na região metropolitana, todas as cidades históricas), Caruaru e Petrolina.

Essa região da costa de Pernambuco foi das primeiras a ser colonizada no Brasil. Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, estabeleceu-se primeiro na região onde hoje se localiza Igarassu, e daí moveu-se ao sul em direção a Olinda; Duarte Coelho gostou da vista (ficou célebre a expressão "Oh, Linda Vista para se construir uma cidade") e do relevo de colinas de Olinda, que lembrava Lisboa e facilitava a defesa contra invasores.
E os invasores de fato vieram. Os holandeses tomaram Olinda e Recife e ali permaneceram de 1630 a 1654, quando foram expulsos. Desde essa época, os pernambucanos habituaram-se a embates em defesa de valores libertários; no Estado eclodiram diversas rebeliões, como a guerra dos mascates, a revolução praieira, a Confederação do Equador. A instalação da Faculdade de Direito, a primeira do Brasil, contribuiu para a formação política dos recifenses e olindenses.Todo esse passado deixou em Pernambuco um legado histórico sem paralelo no Brasil. As misturas das culturas portuguesa, holandesa, negra e índia se notam no dia a dia de Recife e Pernambuco.
Poucas cidades apresentam tantos monumentos históricos: fortes, palácios e museus estão espalhados por toda a cidade. Poucas cidades têm tanta diversidade cultural: ritmos de música e dançam diversos como frevos, ciranda, côco-de-roda, maracatu, etc. são encontrados por toda parte, e se misturam todos no carnaval.

Pernambuco conta com praias belíssimas, incluindo A mais bela de todas (segundo diversas publicações especializadas): Porto de Galinhas. Na capital, a praia de Boa Viagem é considerada uma das mais belas e estruturadas praias urbanas do país: com diversos hotéis e restaurantes próximoms à praia e diversas barraquinhas no calçadão, a orla de Boa Viagem é um local atrativo a qualquer hora.
Rumando-se em direção ao interior, nota-se em Pernambuco uma nítida divisão entre três regiões do Nordeste: a Zona da Mata, faixa próxima ao litoral; a zona do Agreste, de transição; e o sertão, zona semi-árida no extremo oeste.
A maior cidade do Agreste é Caruaru, conhecida entre outras atrações pela banda de pífanos e pela feira de tecidos. Caruaru dista aproximadamente 120 km de Recife, e a pista que liga as cidades foi duplicada recentemente, o que torna a viagem rápida e segura.
No extremo sul do Estado, encontra-se uma região serrana, prolongamento da Chapada Diamantina, que vem da Bahia. Nessa região, por causa da altitude, encontra-se uma região de clima moderado, que contrasta com as altas temperaturas ao seu redor; destacam-se aqui as cidades de Gravatá e Garanhuns, essa famosa pelo Festival de Inverno.
No extremo oeste, encontra-se o sertão. Embora a região enfrente dificuldades econômicas por conta do clima árido e do terreno seco (a principal atividade econômica do sertão sempre foi a criação extensiva de gado, em cidades como Salgueiro, Cabrobó e Serra Talhada), recentemente desenvolveu-se na região de Petrolina um núcleo de agricultura irrigada (focado em frutas tropicais para exportação, estas ocorrendo diretamente do aeroporto de Petrolina), que por sua vez gerou sub-atividades como as vinícolas.
Pernambuco é um dos Estados do Brasil e está localizado na região nordeste, tendo sido uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Quem visita as cidades de Pernambuco logo percebe que há muita história para se contar: são monumentos históricos, praças, casarios e igrejas, fortes, pontes e teatros.
Pernambuco é embalado por músicas, danças e folguedos que refletem um pouco da sua rica formação cultural. Caboclinhos, maracatus e passistas de frevo desfilam no Carnaval, em junho as festas juninas animam as cidades do interior, no Natal, os pastoris celebram o nascimento de Jesus. A força de sua cultura somada à riqueza da sua beleza natural torna Pernambuco um dos centros de atração turística do Brasil muito bonito, visto que o mesmo apresenta durante todo o ano cores, sons, ritmos, manifestações populares e a alegria de um povo que tem amor por sua terra.
Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Em 1535, Duarte Coelho torna-se o donatário da Capitania, fundando a vila de Olinda e espalhando os primeiros engenhos da região. A histórica cidade de Igarassu abriga uma preciosidade: a mais antiga igreja do Brasil, Cosme e Damião, construída em 1535.
No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atrai novos colonos europeus que constroem no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial. A riqueza de Pernambuco foi alvo do interesse de outras nações. No século XVII, os holandeses se estabelecem no estado. Entre 1630 e 1654, Pernambuco é administrado pela Companhia das Índias Ocidentais. Um dos seus representantes, o príncipe João Maurício de Nassau, traz para Pernambuco uma forma de administrar renovadora e tolerante. Realiza inúmeras obras de urbanização no Recife, amplia a lavoura da cana, assegura a liberdade de culto.
No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.
Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712; a Revolução Pernambucana, em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; a Revolta Praieira, em 1848. Com o advento da República, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional exploração do açúcar. O Estado moderniza suas relações trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criação da Sudene. A partir de meados da década de 60, Pernambuco começa a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão e investindo em pólos de investimento no interior do estado. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública.
RECIFE A CAPITAL:
A Cidade do Recife – A Capital de Pernambuco,
Capital do Estado de Pernambuco, Brasil, maior centro cultural, de serviços, de saúde e de lazer do Nordeste, além de terceiro pólo gastronômico do País, o Recife é um dos portões de entrada do Brasil. Cortada por vários rios e banhada pelo mar, o Recife é uma cidade de contrastes, onde o antigo, legado português e holandês do tempo do Brasil Colonial, une-se às modernas construções. O Hotel Pousada Peter fica há 6 km do centro do Recife. Na cidade tem tudo, a começar por uma eficiente infra-estrutura receptiva, com hotéis, pousadas, restaurantes, centros de animação noturna, aeroporto internacional, há 27 km de distância do Hotel Pousada Peter, um porto com terminal marítimo de passageiros, terminal rodoviário integrado, shoppings centers e uma série de outros equipamentos e serviços.
Na divisa do Recife com Olinda está o Centro de Convenções de Pernambuco, um dos maiores e mais modernos do País, há apenas 3 km do Hotel Pousada Peter.
Dentre os pontos de interesse turístico, o Recife oferece a Praia de Boa Viagem; o Bairro do Recife, com belos sobrados e o melhor em animação noturna, onde se encontra, também, o Centro Cultural Judaico de Pernambuco no prédio restaurado, na Rua do Bom Jesus (antiga Rua dos Judeus de 1636 a 1654), onde se instalou a primeira sinagoga das Américas. Após a expulsão dos holandeses, o escrivão Francisco Mesquita fez o inventário dos prédios edificados pelos holandeses e escreveu: "Umas casas grandes de sobrado da mesma banda do rio, com fronteira para a Rua dos Judeus, que lhe servia de sinagoga, a qual é de pedra e cal, com duas lojas por baixo, que de novo fabricam os ditos judeus".
Na Rua do Imperador, no Bairro de Santo Antônio e a Capela Dourada é uma das mais expressivas representantes da arte barroca nas igrejas brasileiras. Esta Capela Dourada considerada a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, seu forro é coberto de elaboradas pinturas. O altar dourado possui imagens do século XVIII. Dois grandes mártires franciscanos estão representados em painéis nas paredes laterais da igreja. Para quem quer conhecer um pouco da história cristã, o Museu Franciscano de Arte Sacra, que fica ao lado da capela, é um bom programa. Endereço: Rua do Imperador, no Bairro de Santo Antônio. O conjunto arquitetônico da Praça da República; Catedral de São Pedro dos Clérigos, dominando imponentemente o Pátio de mesmo nome, revitalizado como centro turístico e comercial.
No largo Pátio de São Pedro estão a Catedral São Pedro dos Clérigos e as casas coloniais restauradas. Construída em 1782, sua fachada reproduz o Santuário de Santa Maria Maior de Roma. As armas de São Pedro e as imagens dos doze Apóstolos de Cristo e dos quatro Evangelistas estão entalhadas no teto da igreja, todo em madeira. Endereço: Pátio de São Pedro, Bairro de São José.
No Pátio de São Pedro tem numerosos Restaurantes, Bistrôs e Bares. Cada terça-feira ocorre às 20 horas o evento Terça Negra, onde encontramos cultura africana com música ao vivo e danças de Pernambuco. É muito interessante participar deste evento, porque é pura cultura pernambucana misturada com a cultura africana. Hoje em dia, o Pátio de São Pedro é provavelmente o mais bonito, o mais antigo e o melhor centro restaurado do Recife. Do Hotel Pousada Peter a Pátio de São Pedro está a uma distância somente Seis Quilômetros.
O Mercado de São José, Praça Dom Vital, no Bairro de São José. Foi inaugurado em 1875 e representa uma das primeiras construções do Brasil com toda a estrutura feita em ferro. A construção seguiu o modelo do Mercado de Grenelle, na França, e está localizada na praça conhecida como Praça do Mercado, onde está localizada a Basílica de Nossa Senhora da Penha (1870). O Mercado possui 542 boxes, onde são comercializados artesanato, carne e peixe frescos. Aberto de segunda a sábado, das 5h às 15h30; e aos domingos das 6h ao meio-dia. É também valor que visita a igreja Nossa Senhora do Carmo próximo no lugar Praça do Carmo.
A Praça do Carmo em Recife e com data do final do século XVII e fica diante da Basílica e do Convento de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio. Hoje em dia, é palco da anual festa em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontece no mês de julho. Nesta época, costuma abrigar parque de diversões e barraquinhas de comidas, bebidas e artigos religiosos.
A Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi neste convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote. Endereço: Largo de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto; demasiado a Rua da Aurora, com seus casarões refletidos no Rio Capibaribe.
A Igreja de Nossa Senhora do Terço, foi construída, no ano de 1726, foi erguida onde antes havia apenas um nicho com a imagem de Nossa Senhora, no qual as pessoas costumavam rezar o terço. Na frente da Igreja, Frei Caneca foi esquartejado e teve suas vestes enterradas. Toda segunda-feira de Carnaval, os negros mortos nos tempos de escravidão são homenageados pelos maracatus: é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece sempre à meia-noite, apenas ao toque de um surdo. Endereço: Pátio do Terço no Bairro de São José. Não há horário fixo para visitação.
A Igreja Madre de Deus, em estilo colonial, data do século XVIII e carrega no altar um oratório com a imagem do padroeiro da paróquia. Em 1971, a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, mas ainda é possível encontrar em seu interior pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Endereço: Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife.
O Museu do Homem do Nordeste; o Museu- Oficina Cerâmica Francisco Brennand - que integra natureza e obras do artista, um dos expoentes das artes plásticas brasileiras - e as tapeçarias; o Instituto Ricardo Brennand, no Engenho São João, bairro da Várzea, inaugurado com a exposição dos quadros de Albert Eckout, pintor e naturalista da comitiva de Maurício de Nassau.
A Universidade Católica de Pernambuco dispõe de um museu arqueológico, inaugurado em 1987, para divulgação dos achados da "Furna do Estrago" da cidade Brejo da Madre de Deus, que é continuamente atualizado com os resultados das pesquisas. A "Furna do Estrago" é um dos mais importantes sítios arqueológicos brasileiros. A Universidade Católica de Pernambuco, bem como seu Museu Arqueológico, localizam-se em Recife. O calendário de eventos é amplo e diversificado. Começa saudando o "Ano Novo na Praia de Boa Viagem" e no "Recife Antigo". Uns meses antes do "Carnaval de Olinda e do Recife" já tem festas em Olinda e em Recife pré-carnavalescas, que começam no mês de dezembro. O frevo ganha as cores no "Carnaval de Olinda e de Recife". Conseqüentemente os preços das acomodações estão no "Sitio Histórico da Cidade Alta de Olinda" no Carnaval de Olinda atualmente como aqueles no Rio de Janeiro, e Salvador. Junto com o Carnaval de Olinda, explode em alegria e folclore nos diversos focos de animação; integra o clima religioso da Semana Santa, com a encenação do Drama da Paixão de Cristo na cidade de Fazenda Nova, no maior teatro ao ar livre do mundo "Nova Jerusalém", que faz parte do Programa Pernambuco das Paixões (200 quilômetros); dança o forró em vários pólos de animação durante o período junino, como o "A Grande Festa do São João de Caruaru" (170 quilômetros), uma das maiores manifestações culturais do interior do Estado de Pernambuco; vive a alegria jovem no Recifolia (carnaval fora de época) e por aí vai. Porque, no Recife, as festas acontecem quase todos os dias e brilham em quase todas as noites.

Hino de Pernambuco:
Coração do Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis - rubro veio
Que há de sempre o valor traduzir.
És a fonte da vida e da história
Desse povo coberto de glória,
O primeiro, talvez, no porvir.

Estribilho:
Salve ó terra dos altos coqueiros,
De belezas soberbo estendal,
Nova Roma de bravos guerreiros,
Pernambuco imortal! Imortal!

Esses montes e vales e rios,
Proclamando o valor de teus brios,
Reproduzem batalhas cruéis.
No presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada
Que defende da pátria os lauréis.

Do futuro és a crença, a esperança,
Desse povo que altivo descansa
Como o atleta depois de lutar...
No passado o teu nome era um mito,
Era o sol a brilhar no infinito,
Era a glória na terra a bilhar.

A república é filha de Olinda,
Alva estrela que fulge e não finda
De esplender com os seus raios de luz.
Liberdade um teu filho proclama,
Dos escravos o peito se inflama
Ante o sol dessa terra da cruz!

Dizemos a todos vocês que por ventura leiam essa matéria que todas estas informações apresentadas aqui sobre o território Pernambucano foi pesquisada no portal Google.com.br. Você pode questionar o porque de eu estar postando essa informação aqui no meu blog, e ai eu lhe respondo o seguinte: é porque nosso estado tem uma história de luta política muito instigante. Cada conquista, cada mudança, cada investimento feito nesse nosso estado, são resultados de duras lutas dentro do nosso país. Lutas que vem de longe, lutas que se iniciam nos recantinhos pobres e atrasados, mas que ao passar dos anos foi mudando.
Por estar situado na Região Nordeste, que mesmo sendo a maior do Brasil, visto que agrega 09 estados, aindo sofre muito com os preconceitos e discriminações das outras regiões; ainda sofre as dolorosas estiagens das chuvas e por isso a situação de vida sazonal: rural e alto sertão; é dolorosa por demais, mesmo que hoje, já se conte com um olhar diferenciado das lideranças políticas governamentais. Também fazeos isso por sermos muito bem resolvida com anossa pernambucanidade. A história de Pernambuco é bonita de se ver, de se conhecer e vem de muito longe. Temos aqui um acervo literário bastante rico; e aqui não estamos abordando outros recortes das nossas riquesas e conquistas. Vale a pena conhecer a nossa história e se eu já pontuo aqui um pouquinho, é com a intensão de lhe estimular para você procurar saber mais um pouco do nosso capital cultural, econômico e humano. Deixo para você, visitante, essa preciosidade. Espero que ao ler tenha muitas alegrias de conhecer um recorte, mesmo que pequeno da história do nosso querido estado de Pernambuco.
_____________________________________________________________________________________
A Imagem dos coqueiros foi feita no Sítio de Ibiapicu, no caminho da Praia de Pontas de Pedras, por Elisama, uma das filhas da terra.
M.FiS

Um comentário:

  1. Explicando:

    As informações acima foram resultados de consultas feitas no portal do Google.

    ResponderExcluir