sábado, 12 de setembro de 2009

SIDA: ÁFRICA SUBSAARIANA

África/Sida

Doentes com Sida estabilizam na África sub-saariana



Crédito: D.R.

O número de doentes com Sida está a estabilizar-se na África sub-saariana, mas cresce no leste europeu e na Ásia, pelo que é demasiado cedo para a “auto-satisfação”.

Num comunicado emitido por ocasião do Dia Mundial da Sida, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho refere que "se há alguma coisa ainda mais perigosa do que o VIH (vírus da imunodeficiência humana), é a auto-satisfação" que possa ser suscitada pelos progressos alcançados.
"Embora as taxas de infecção tendam a estabilizar-se em certas partes da África sub-saariana, continuam a aumentar noutras regiões onde muitas pessoas não têm consciência do perigo, nomeadamente na Europa de Leste e em várias regiões da Ásia", considera o representante especial da Federação para a sida, Mukesh Kapila.
Segundo um estudo recente das autoridades russas, um total de 417.208 pessoas contraiu a doença, que alastra no território.
A Federação sublinha, por outro lado, que a discriminação contra as pessoas atingidas continua a ser grande em certas partes do mundo.
"A persistência do opróbrio e da discriminação para com as pessoas que vivem com o VIH é inaceitável para qualquer comunidade confrontada com este desafio", sublinhou hoje o director do programa mundial da Federação Internacional sobre o VIH em Genebra, Bernard Gardiner.
A acção da Federação, que visa as pessoas mais vulneráveis, chegou a 32 milhões de doentes em África entre Janeiro de 2005 e Junho de 2008.
O Programa da ONU contra s sida (ONUSIDA) preveniu que não divulgará excepcionalmente este ano o seu habitual relatório anual por ocasião do Dia Mundial (1 de Dezembro) por motivos de alteração de metodologia, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) previu recentemente um forte aumento do número de mortes em 2008.
De acordo com a OMS, 2,2 milhões de pessoas deverão morrer da doença em 2008.
___________________________
Fonte: Lusa
Autor: África Today/CB

Data: 28 / 11 / 2008

Cópia feita no Google – 12.09.09

Um comentário: