segunda-feira, 21 de março de 2011

Sucessos e Desafios...




SUCESSOS E DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO Á AIDS.

A epidemia de AIDS no Brasil foi documentada a partir do início da década de 80, afetando em seus primeiros anos principalmente homossexuais ou bissexuais com maior nível de escolaridade e pessoas que haviam recebido transfusão de sangue ou hemoderivados.
Em meados de 1981 o centro de controle de doenças (EUA) chamou a atenção para uma enfermidade até então desconhecida e posteriormente denominada síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) causada pelo vírus HIV.
Em 1987 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a doença não só se desenvolvia no organismo, mas também progredia em virtude da ignorância, do medo e da resistência das pessoas ás mudanças de comportamentos. A AIDS tem custado à vida de mais de 25 milhões de pessoas.
De fato, a expansão da AIDS no Brasil se traduz nos fenômenos de pauperização, feminização e heterossexualização, ou seja, após atingir inicialmente hemofílicos, homossexuais e prostitutas, a doença começa afetar amplamente pobres, mulheres e homens heterossexuais.
Diante de tais fatos a solidariedade emerge como uma das formas possíveis de afirmação da existência do soropositivo. É também conhecida como um remédio contra o preconceito, a discriminação e a morte civil ou mesmo física.
O advento da terapia Anti-Retroviral combinada de alta potência colocou o movimento organizado da sociedade nessa nova frente de luta pelo acesso universal ao novo tratamento, fora dos países desenvolvidos, além de, atualmente, revigorar a luta pelo acesso ao necessário e fundamental tratamento das infecções oportunistas, imprescindível ao prolongamento da vida da pessoa soro positiva, o uso da combinação de vários Anti-Retrovirais mostraram-se bastante promissores, sendo rapidamente interpretados por muitos como a tão prometida cura, isso seja uma pessoa vivendo em país pobre ou rico.
O Brasil é o país que tem a melhor experiência, pois em novembro de 1996, passou a garantir a distribuição gratuita de medicamentos para HIV/AIDS, por meio da lei n º9.313. Essa lei possibilitou o desenvolvimento de um programa nacional de acesso universal aos Anti-Retrovirais, com logística própria de distribuição, apoiada pelos governos estaduais e municipais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo a contaminação pelo HIV diminuiu 17% em oito anos e que, entre os anos de 2007 e 2008, a proporção de pessoas que tiveram acesso a tratamento passou de 7% para 42%,isso pode ser lido como um avanço.
O número preliminar de mortes em decorrência da AIDS caiu de 11.100 em 2005, para 9.561 em 2006, segundo os dados do boletim epidemiológico de 2007.a distribuição de preservativo e o fácil acesso aos exames para detectar o HIV também estão ajudando a conter a AIDS.
Atualmente um número significativo de pessoas vive a mais de 15 anos infectado pelo HIV, sem, no entanto, tais indivíduos apresentarem as doenças relacionadas á emergência da AIDS. A partir de 1995, com as terapias Anti-Retrovirais, o viver com HIV/AIDS tomou novos rumos.
Enfim, as pessoas, mesmo com a sorologia positiva para o HIV, dentre inúmeros outros direitos, possuem vontades, necessidades e, sobretudo, desejos de vida. E nessa luta, desde o início da epidemia, as pessoas vivendo com HIV/AIDS puderam dispor do apoio e da solidariedade prestada pelas ONGs.
Hoje somos aquilo que desejamos ser.

(Fabio Costa)

4 comentários:

  1. Este texto é de autoria do Educador Social Fabio Costa. O mesmo está sendo postado aqui com a permissão do autor, visto que ele também considera o Textos&Contextos como um espaço de responsabilidade para a divulgação de conteúdos literários que sirvam como informações significativas para outros estudiosos. Nós,enquanto dona do Blog, só temos a agradecer a esse amigo querido a disponibilização deste recorte do seu trabalho para enriquecer a nossa ferramenta de informação, que é o nosso blog. Obrigada amigo Fabio, valeu sua generosidade. Abraços
    _____
    M.FiS

    ResponderExcluir
  2. As duas imagens postadas ai não são da nossa autoria. A primeira foi copiada no Google, onde estão postadas imagens sobre o HIV/AIDS; e a Segunda, é do acervo da Coordenação Estadual de DST/AIDS PE, e nos foi feita numa comemoração do dia 1º de dezembro de 2007, no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS no Farol de Olinda.
    _____
    M.FiS

    ResponderExcluir
  3. Mira, este aqui lendo sua postagem. MUITO BOA.
    Tenho orgulho de ter uma amiga assim, culta, inteligente e muito GENTE.
    abraços
    celia

    ResponderExcluir
  4. Amiga Miriam,sinto-me honrado em ser seu amigo,você que participou de muitos momentos de desafios que tive e ainda tenho na minha luta por uma sociedade mais solidária e um sisteme de governo mais justo e igualitário para com seu povo,o viver com hiv é por demais conturbado,mas ter sempre em mente que ser mais forte que o hiv ou a aids é o mais importante.Obrigado pelo espaço no seu blog,que está de parabéns e muito bem direcionado,com objetivos de humanização - bj.

    ResponderExcluir